Na última semana, a Defesa Civil realizou o treinamento em Plano de Contingência de Inundações e Deslizamentos. A ação tem o intuito de preparar os membros da Defesa Civil de Contagem para atuarem em possíveis situações de emergência causadas pela chuva, organizando, ainda mais, as equipes de segurança do município.
O treinamento funciona de maneira a simular uma situação de desastre causado pela chuva, inundação ou deslizamento, onde vidas civis são colocadas em risco. As equipes do órgão se organizam em conjunto com as demais instituições de segurança do município e do Estado, estruturando a rede de atendimento e apoio nas áreas de risco afetadas.
Segundo informações da Defesa Civil, numa situação real, o Plano de Contingência - Plancon é acionado no momento em que a precipitação alcança 50 milímetros num período de 24 horas, indicando risco de inundação. Ou quando o volume acumulado nos últimos três dias é superior a 70 mm, indicando saturação do solo, aumentando o risco de deslizamentos. Toda a equipe da Defesa Civil e demais órgãos são acionados para o atendimento imediato aos cidadãos que estão em áreas de risco.
Os membros da Defesa se dividem em equipes, ampliando a capacidade de atendimento, de uma maneira mais organizada. São selecionados grupos de monitoramento e levantamento da situação, atendimento às famílias atingidas, entrega de insumos e encaminhamento para abrigos, caso haja necessidade.
Durante o treinamento realizado no prédio da Secretaria Municipal de Defesa Social - Seds, os membros da Defesa Civil estudam ao máximo as situações reais, para que possam estar preparados para qualquer tipo de desafio. Cada equipe se aloca no posto onde serão necessárias em casos reais, utilizando as ferramentas disponíveis, como os carros, rádios de comunicação e equipamentos de segurança, de maneira a se familiarizar com os recursos que serão utilizados.
O Comitê de Risco é simulado de maneira igual, com informações meteorológicas expostas em computadores e telas de televisão, preenchimento de um grande quadro de informações, e contatos diretos por telefone e rádio com outros órgãos de segurança.
Segundo a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, é importante que as funções sejam ensaiadas de maneira perfeita durante os treinamentos, para que cada membro possa entender, com exatidão, o seu papel no caso de uma situação real, promovendo uma maior organização dentro da própria equipe. “Dessa maneira, todas as equipes estarão preparadas para atender com eficiência e qualidade às necessidades geradas durante situações de risco”.
Para a assessora técnica da Defesa Civil, Ana Karolina Maia, somente com os treinamentos é possível atender com eficiência a comunidade. “Nós, da Defesa Civil, trabalhamos diariamente com as famílias que moram em áreas de risco. Estamos constantemente atuando em projetos que ajudam na prevenção desses riscos, e aprimoram ainda mais nosso atendimento. Dessa maneira, a cada dia que passa, nos capacitamos mais no apoio à população de Contagem”.
“A organização e seriedade dos treinamentos oferece o preparo ideal para todos membros da equipe, desde os que atuam diretamente no local dos acidentes, até aqueles atualizam os quadros com as informações corretas, transmitindo de maneira clara e concisa para as lideranças no comitê, o que está sendo feito e o que precisa ser feito. A função de cada um é extremamente importante na garantia de uma maior segurança para os cidadãos”, afirmou Ângela Gomes.